Select a Language
Spain English Chinese Simplified
Limeira Semijoias Catálogos OnLine
 Semijoias, Banhados ou Folheados (?) »
Quais as diferenças entre uma peça banhada e uma folheada? Qual é melhor?
Pela nomenclatura comercial atual no Brasil, não há diferença entre uma peça banhada ou folheada. São considerados sinônimos. Entretanto para fim de curiosidade, a origem da palavra folheada vem de uma técnica de joalheria diferente e anterior à popularização do técnica de galvanoplastia (ou banho químico). Nela, aplicava-se uma fina lâmina ou folha de ouro ou prata em um metal menos nobre aplicando temperatura e impacto mecânico. Esta técnica caiu em desuso, restando o nome erroneamente aplicado.
Como verificar a qualidade de uma semijoia?
Na semijoia também se deve observar a qualidade visual e a qualidade dos materiais utilizados. Qualidade de acabamento visivelmente ruim não é tolerada em uma semijoia, devendo a peça ser imediatamente eliminada da escolha. Infelizmente existem semijoias com pouca camada de ouro e, ainda pior, com níquel. Para não errar neste ponto, fique atento ao fabricante. As melhores fábricas do Brasil trabalham sem níquel na produção e possuem um controle rigoroso de camada de ouro. Normalmente a partir de 3 milésimos para brincos. A sugestão é perguntar ao lojista sobre a procedência da peça, evitando especialmente produtos de importação duvidosa. Outra forma de se assegurar da qualidade é identificar o uso de materiais nobres como pedras e pérolas naturais, fator que indica que a fábrica se preocupa com a nobreza da composição do produto. Por último certifique-se que as semijoias tenham GARANTIA oferecida pela loja, tanto no banho, quanto nas peças.
Quais os principais metais utilizados na fabricação de semijoias? E pedras?
O processo mais tradicional de fabricação de semijoias é a fundição por cera perdida de uma liga metálica a base de cobre e zinco (latão ou bronze). Este é o principal metal em volume utilizado. No banho, para receber uma camada exterior brilhante de ouro 18k, o metal de base recebe normalmente duas camadas de cobre e uma camada de metal isolante branco. Este metal branco pode ser níquel ou, nas melhores empresas, liga de paládio. Algumas vezes adiciona-se ainda uma camada intermediária de prata. É interessante salientar que o ouro 18k possui em sua liga uma diversidade de metais, sempre na proporção de 25%, que definirão sua dureza, cor e resistência à oxidação. Em relação às pedras, pode-se afirmar que, pelo alto custo e dificuldade de padronização, poucas indústrias investem no uso de pedras naturais. Pergunte sempre ao lojista se a pedra é natural, pois isto dará um indicativo da qualidade e nobreza do produto. As pedras naturais mais utilizadas no Brasil em semijoias são as da família do quartzo (ametista, quartzo fumê, quartzo negro, quartzo rosa, etc.) Também são muito utilizadas zircônias sintéticas de até 1,5mm de diâmetro como substitutas dos diamantes.
7) Quais os cuidados necessários para a manutenção de uma semijoia?
Primeiramente, é importante salientar que semijoias não são concebidas para uso contínuo como alianças de casamento, sujeitas a todo o tipo de serviços e intempéries. São peças de adorno sensíveis que devem receber os mesmos cuidados que roupas e calçados especiais recebem. É interessante saber que o ouro da semijoia, mesmo sendo de 18k não é tão resistente à oxidação quanto às peças fundidas em ouro maciço em função das diferenças na uniformidade superficial a nível molecular. Em função destes fatores, alguns cuidados devem ser tomados:
I.                evitar arranhões, choques mecânicos e quedas;
II.                evitar contato com produtos químicos e perfumes;
III.                limpar com sabão neutro e água;
IV.                lustrar com flanelas abrasivas especiais;
V.                acondicionar fora da luz e longe de colas e veludos.
——:——
Alexandre Hering de Queiroz: Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC
                                                                                                        





Expediente:

Limeira Semijoias.Com — © 2018
CNPJ: 19.986.032/0001-36
contato@limeirasemijoias.com
Editor Responsável: Gilberto Candido
Direito no uso de algumas das Imagens Publicadas aqui.
As demais imagens são de Direito Exclusivo de "Gil Design"


Limeira Semijoias.Com
Rua Angelo Perillo, 200 - CJ. 01/ 23 B | Jardim Olga Veroni |Limeira, SP | CEP: 13487-135

© 2018 - Direitos Reservados à Limeira Semijoias.Com | Desenvolvido por: Gil Design